quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vale do Rhône, conheça a loira e a morena da França

A encosta assada, loura ou morena


Considerados exemplares de colecionador, devido à pequena produção e à qualidade superior, os tintos da ensolarada Côte Rôtie - a 'encosta assada' - provém das uvas Syrah cultivadas em encostas graníticas escarpadas da margem direita do Rhône, em sua parte Norte. Sendo uva muito estruturada e condimentada, o regulamento local permite o corte da Syrah com a uva branca Viognier, para enternecê-la, e alguns vinicultores assim o fazem, inclusive porque possuem as duas cepas cultivadas no mesmo vinhedo.
Ainda que muito pequena, a região, reconhecida como 'appelation d'origine controlée' em 1940, apresenta solos de cores diferentes em duas encostas:
• Côte Brune ou Encosta Morena - de terrenos escuros - origina vinhos austeros, robustos e encorpados;
• Côte Blonde ou Encosta Loura - de terrenos mais claros - dá vinhos refinados, aveludados, de bom corpo apenas.
O Côte Rôtie é, muitas vezes, o corte de vinhos dessas duas encostas quando então o rótulo indicará 'Cote-Rôtie Brune et Blonde'. Em qualquer caso, trata-se de tintos de bom corpo, condimentados, de aromas expressivos, que se ajustam a carnes vermelhas e guisados de caças em geral. No sudeste da França, a combinação clássica é com a carne de lebre (lièvre à la royale).

Nenhum comentário:

Postar um comentário